Pouco se avançou em reunião com os professores




 A Prefeitura fez uma reunião, nesta quinta-feira, 03, com os representantes dos professores em greve para simplesmente não sair do lugar. Sabemos que o prefeito Joaquim Neto irá manter esse clima de suposto diálogo, mas se as coisas não saírem do seu jeito, irá passar com o trator por cima da categoria. Segundo Ênio de Santana, diretor do Sinpa, os professores querem o rateio da sobra dos 70% do Fundeb, uma reivindicação amparada no que preconiza a lei. 


Mas a prefeitura simplesmente atuou de forma questionável(sorrateira), não disse nem sim nem não à solicitação e incluiu a verba no pagamento do salário de janeiro e na antecipação de 1/3 das férias. Isso sim pode causar problemas com o TCM. A contrapartida apresentada pela instituição é a distribuição de R$ 800 mil, que ela alega ser um valor correspondente ao pleiteado. 

A prefeitura na hora de conceder algum benefício para o funcionalismo ( e até para a população), se preocupa com TCM e alega que o órgão vai aplicar alguma sanção, mas quando a decisão orçamentária é a seu favor, não se tem nenhum receio de reprovação. Como no caso dos 60% das verbas do FUNDEF, que estão para ser rateados também com os demais profissionais da Educação. 


Mesmo com uma emenda constitucional(114/2021) amparando a partilha, a Prefeitura alega que o TCM irá reprová-la com base em leis menores como a Lei Federal Complementar 173/2020, que perdem o valor perante a lei maior e mais atual - qualquer criança sabe disso.


 O prefeito Joaquim Neto está procrastinando e visivelmente de má vontade com os professores. Entrou na justiça contra o direito de greve, manteve a Semana Pedagógica mesmo com a paralisação e determinou o retorno às aulas para o próximo dia 14 sem ouvir a categoria. Quando se fala em finanças, fica cabal a incompetência de Joaquim Neto e seu segundo mandato vai se conduzindo de forma tão ou mais caótica que o primeiro, lamentável.


Quanto ao retorno às aulas, os professores e funcionários estão vacinados contra a Covid 19, mas isso não quer dizer exatamente imunizados e quanto às crianças,  o contingente dos que tomaram a vacina ainda é muito reduzido. Para um prefeito que exige Passaporte Vacinal dos seus cidadãos, existe alguma incoerência a esse respeito. 


A boa notícia é que o aumento de 33,24% do piso salarial do professor, determinado por Bolsonaro, será cumprido. Segunda-feira, 7, às 8h haverá Assembleia dos professores em frente à Câmara de Vereadores e à tarde outra rodada de negociação com a Prefeitura. As vereadoras Juci Cardoso e Luma Menezes já solicitaram todas documentação que envolve o Fundeb, para averiguar se as contrapropostas da Prefeitura, realizadas e a serem realizadas, são razoáveis ou não.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.