Visita corrida de Ciro Gomes a Alagoinhas decepciona
Por Paulo Dias
Drt/Ba 1903
A vereadora Luma Menezes e sua equipe fizeram a parte que lhes cabia, o evento, ocorrido domingo (03), no hotel Áster, foi primorosamente oorganizado. A decepção ficou por conta do convidado ilustre, o pré-candidato a presidente Ciro Gomes. Ele falou apressadamente por meia hora apenas. Colocou tão somente os tópicos do seu discurso que vem veiculando pelos podcasts. Basicamente disse que o Brasil crescia 6 a 7% nos governos militares e passou a 2,5% a partir de Fernando Henrique e que a partir de Dilma teve elevação de 0%, esquecendo-se dos dois anos de pandemia. Na realidade, no governo Dilma, apresentaram-se dois crescimentos negativos consecutivos na casa de 3,4% e que, com Temer, houve aumento de pouco mais de 1,5%, uma recuperação significativa até.
Ele explicou esse fenômeno trágico pela oferta de crédito exorbitante conjugada com o cambio artificialmente baixo e juros altos para frear a inflação. Essa política quebrou a indústria nacional, reduzida em quase um terço, causa do desemprego de milhões. Reclamou também dos lucros estratosféricos dos bancos e foi só.
Na plateia, de no máximo 100 pessoas*, muitos jovens, o PDT tradicional praticamente não marcou presença. A debandada de Ciro foi tão abrupta e deselegante que desmobilizou o evento a ponto da pré-candidata a deputada Federal, Luma Menezes, não discursar.
O PDT está rachado em nível estadual quanto ao apoio a ACM Neto. Em Alagoinhas, vem de um episódio desgastante com Jucélio Carmo na eleição passada. Será que a vereadora tem realmente feito as melhores escolhas? Resta também saber se ela no PDT poderá apoiar para deputado estadual um candidato do PSDB.
Luma só não pode se queixar das críticas a ela, caracterizando-as como "violência política à mulher", algo que de fato aconteceu no início do mandato quando defendia ações para conter a miséria menstrual.
Fiz duas perguntas a Ciro Gomes na coletiva de imprensa:
1) Ciro, se as críticas que hoje você faz a Lula fossem feitas em 2018, a história daquela eleição teria sido diferente?
Resposta: Talvez, mas eu tenho aquele jeito de não atacar quem não pode se defender... lembre-se, meu companheiro, que Lula estava preso e preso injustamente, não que ele não tenha liderado um governo profunda e definitivamente corrupto, o governo Lula foi profunda e definitivamente corrupto. O Lula contemporizou... nós sabemos muito bem do episódio do Geddel Vieira Lima... mas eu conheço o episódio do Eunício Oliveira, do Sérgio Machado... Lula infelizmente se corrompeu, mas ele não podia me responder, ele estava preso. Eu não tenho essa coisa do covarde, eu prefiro enfrentar meus adversários com lealdade, com correção. Agora que ele está solto, eu não vou deixar que ele engane mais uma vez a população brasileira, pelo menos no que depender de falar humildemente a verdade.
Comentário: Ciro em 2018 lutou ferrenhamente para ter o apoio de Lula. Interessante notar que seus nobres princípios são colocados acima dos interesses da nação e de seu povo. E o patriotismo, Ciro, onde fica? Se ele vai falar a verdade agora, em 2018, ele omitiu a verdade. quando lutava pelo apoio do, segundo ele mesmo, corrupto? Por isso que suas críticas hoje não têm legitimidade e mostram um caráter meramente oportunista. Preso injustamente, como assim...? "Não vou deixar que ele engane novamente..." então deixou o povo ser enganado em 2018? Contradições, contradições e mais contradições.
2) A experiência educacional de Sobral será referência em seu plano de Governo?
Ela é uma experiência que funciona tão bem que já foi "manualizada" e já está extrapolada para todo estado do Ceará. Você pode ver a mesma coisa acontecendo em Brejo Santo, Mocambo... qualquer outra cidade onde estão universalizadas essas melhores práticas. Mas também temos a lei do ICMS, já adotada por seis estados brasileiros, que destina mais recursos para a educação. O governo federal comigo vai redesenhar o pacto federativo para ajudar os estados a honrar com os pisos salariais destinados para várias categorias como também vou criar um fundo nacional de valorização do magistério para implementar uma mudança no padrão de pedagogia para dar às nossas crianças uma escola compatível com um mundo digital, com a sociedade do conhecimento, deixando de vez esse fordismo decoreba que não bota ninguém pra frente.
Comentário: A experiência de Sobral não foi abraçada plenamente pelo Governo Estadual do Ceará, embora seja realmente eficaz. O método fonético aplicado está na contramão dos princípios paulofreirianos. Nada contra Paulo Freire, que tem uma teoria muito consistente e válida, contudo esta não pode ser tomada como verdade absoluta - um dogma, assim como nenhuma outra teoria. As teorias em qualquer área precisam ser criticadas, atualizadas e complementadas por outras abordagens.
*Estima-se que o público do evento ficou em torno de 150 pessoas.
Nenhum comentário: