"Ação em Saúde", promovido por Camila de Morgan, atendeu mais de 400 pessoas no último domingo
Evento de inciativa da vereadora, Camila de Morgan, o "Ação em Saúde", realizado nesse domingo(7), tirou da fila de espera diversas pessoas que aguardavam por exames e consultas e evitou que muitos tivessem que viajar para Alagoinhas, Salvador e outros centros regionais para buscar por atendimento em especialidades que são oferecidas em Olindina, mas com demanda muito reprimida. Dermatologia, que não faz parte das opções do SUS local, teve grande procura.
O atendimento disponibilizou também ultrassonografia, tratamento odontológico, eletrocardiograma, , exame oftalmológico,, aferição de pressão e consulta com o médico clínico. Foi realizada triagem com enfermeiros, encaminhando por exemplo hipertensos e diabéticos para o médico clinico e para exames de eletrocardiograma. Contabilizou-se mais de 400 pessoas que usufruíram de alguns desses serviços. No evento houve música de boa qualidade, no voz e violão com João Carlos, e um pula-pula para entreter também as crianças. Todos foram servidos com lanches, frutas e salada de frutas e garantiu-se o almoço para os profissionais envolvidos..
Observando a saúde de Olindina tanto na sede quanto na zona rural, em visitas em ambientes que costuma ir, a vereadora percebeu que as pessoas precisam ser ouvidas, atendidas e acompanhada de pertos, porque existem várias áreas descobertas no município, faltam de agentes de saúde, unidades básicas são distantes, as informações não chegam de forma clara. Casos leves terminam se agravando e necessitando de atendimento emergencial. Essa prática de anos, iniciada pelo seu irmão Junior e auxiliada pela amiga Tamires, contribui para que se identifique as demandas reprimidas em tempo hábil,
Por exemplo, existem localidades que o próprio acesso dos médicos se torna difícil, Então, a vereadora listou as áreas de maior carência e mobilizou parceiros e amigos para amenizar esse congestionamento, na semana que se comemora o Dia Mundial da Saúde, 5 de agosto, realizando o Ação Saúde.
" As ações foram de grande importância sobretudo porque nós conseguimos buscar pessoas da zona rural. Essas pessoas vieram e conseguiram êxito em seus atendimentos. Foi um trabalho que superou as nossas expectativas, por isso agradeço a todos os envolvidos, não vamos cruzar jamais os braços enquanto estiverem pessoas buscando atendimento sem sucesso, padecendo com sofrimentos e aflitas com a falta de perspectiva de tratamento e de cura", considerou a vereadora. Ela ainda avaliou como decisivo o apoio dos proprietários Instituto Educacional Criativa, do Instituto Amai Saúde Humanizada, do Instituto Vida Forte, dos colaboradores como Ivo Paulo, enfermeiros e técnicos de enfermagem, pessoal da limpeza e da alimentação.
Uma importante parceria para realização dessa atividade foi prestada pelo Instituto Vida Forte, especializado em regulação médica, atuando no mercado desde 2009, situado em Salvador no Caminho da Árvores. Segundo sua coordenadora, Priscila Figueiredo, a empresa contribuiu com toda a logística médica do evento como a carreta, adaptada para servir como consultórios, toldos, mesas e cadeiras. Esse tipo de prática faz parte da Ação Solidária da empresa sem qualquer custo para os beneficiados. Em Olindina, esteve ao lado da vereadora Camila de Morgan por afinidade, devido a sua atuação nesse segmento. Sua atuação engloba a capital e todo o interior baiano, recentemente esteve em Barreiras no distrito de Pedro Alexandre.
Uma equipe de colaboradores bem articulada foi importante para o sucesso do da atenção médica oferecida. Belmiro do Santos, contador e agricultor, no município, considera que esse é um grupo que realmente se empenha atender o público de um modo geral, principalmente essas pessoas que mais necessitam de atendimentos médicos e odontológicos. Para Belmiro, esse segundo evento foi ainda melhor que o primeiro e acredita que essa evolução se dará de forma constante. "Como é carente essa área de saúde aqui, iniciativas como essa, além do que eles já fazem noite e dia, constantemente, é uma complementação de tudo aquilo que o poder público deixa a desejar", avalia.
Givanilda Cruz explica que a saúde em Olindina sempre foi um pouco precária, nesse sentido os projetos de Camila de Morgan são sempre benvindos, começou com Junior, o irmão dela, e ela continua, dá seguimento, um evento como esse é bom para todos, sobretudo para aqueles da zona rural, porque a dificuldade ainda é maior de chegar até um especialista. Para Dórea da Fonseca, pedreiro, morador de Nova Minação, a saúde aqui melhorou em pouquíssimas coisas. Ele percebe que todo esse trabalho foi iniciado por Junior de Morgan que representou muito bem o município na Câmara de Vereadores. "Ele representou e agiu em favor da população. Tudo aqui em termos de saúde é muito demorado, a gente precisava de agilidade. Camila contribui muito levando as pessoas para fazer consultas e exames e agora ainda mais com esse tipo de atendimento",.
José Teodoro, aposentado, diz que a saúde no Brasil nunca adequada e suficiente, e o empenho realizado neste domingo ajuda muito, porque muita gente não pode pagar uma consulta particular, aqui se complementa o que o SUS oferece de maneira limitada.. Alcimira Lima se consultou com um clínico geral, achou mais fácil o procedimento, disse ser muito bom também para quem tem exames acumulados, compareceu por influência de uma amiga, o famoso boca a boca. "Camila trabalha bem, tanto ela quanto o irmão". Valdeci Araújo, que fez ultrassonografia, afirmou que esse tipo de exame é muito difícil ser realizado no município, teria que ir no médico particular, em caso de urgência.
Laerte Pinto, técnico em enfermagem, responsável pela aferição de pressão, disse que a maioria não apresentou alterações graves, mas assinalou que boa parte já toma o remédio de controle, ele apenas verificou se o usuário está observando as prescrições médicas. Laércio identifica que a saúde no interior, em pequenas cidades, "já é defasada", esse tipo, de evento, para ele, serve para alavancar a prestação pública dos serviços e é muito bom para quem não pode ser atendido no meio da semana. Segundo ele, existe uma grande carência em Olindina de especialistas, a maioria dos serviços é destinada a médicos clínicos. Na rede privada uma consulta custa em torno de R$ 200,00 sem contar exames e remédios.
Simone Silva se consultou o dermatologista por ter manchas no rosto. Afirmou que na rede pública não existe essa especialidade e conta que teria que se deslocar para outra cidade, saindo de madrugada e chegando tarde da noite. Já faz seis meses de espera para ser inserida na regulação de saúde. Marlete dos santos, lavradora, estava com dores no peito, depois da consulta saiu aliviada, "nota 10". "O atendimento foi ótimo bem atencioso" segundo Rafaela Silva, que fez ultrassonografia, estava aguardando há mais de seis meses para fazer o exame. "Aqui em Olindina nunca teve isso por parte dos vereadores, ela (Camila) está de parabéns, todo o sucesso para ela".
Maria Alice Lima, estudante em técnica de enfermagem, fez tratamento odontológico e ultrassonografia em apenas uma manhã. "Foi a melhor coisa que fizeram, pessoas que não tinham condições de serem atendidas e aqui estão conseguindo", afirmou Antônio Oliveira, reparador de máquinas aposentado. Maria Eliana Santana, agricultora, assegurou o eletrocardiograma que foi realizado nela vai contribuir bastante para seu diagnóstico, pois o município não tem cardiologista. "Aqui facilita muito a vida do povo, já tenho mais de ano para fazer o exame de vista e consegui agora com Camila" afirma Maiana Souza.
Um evento de grande relevância para a saúde do povo de Olindina
ResponderExcluir