É impossível dar picanha e cerveja
Quanto custa uma cervejada com picanha? isso esta fora da realidade de milhões de brasileiros, que tem outras prioridades. No período do boom internacional das comidities que coincidiu com o primeiro governo Lula, muitos alcançaram essa condição, mas isso não ocorreu por mérito do presidente, foi uma melhoria decorrente do próprio capitalismo, que Lula e seu partido, sendo socialistas, tanto abominam ou fingem abominar. São contra o capitalismo, mas gostam muito de dinheiro e dos luxos providos pelo sistema, ninguém vai passar as férias em Cuba.
A economia indo bem, o povo comerá picanha e cerveja. Se o governo for dar um bolsa picanha para a galera terá que tirar dinheiro de algum lugar e pode subtrair da economia como bem o fez, o que paralisou diversas obras de infraestrutura. Se tirar da saúde e da educação não adiantará nada dar picanha e cerveja. Hoje ele terá 95 milhões de críticos em seu pé. Lembrando também que para quem está morando e morrendo nas ruas, um ovo frito é caviar.
Fica desde de já uma pergunta: com o aumento real que ele concederá no salário mínimo será suficiente para um pai de família responsável comer picanha e tomar cerveja todo o sábado com a família?
Já que a picanha e a cerveja dependem da economia, o desafio é fazer o páis crescer acima dos 2%, já que tivemos crescimento zero desde os dois últimos anos de Dilma Rousseff, com queda acumulada de 7%. O crescimento que se obteve até hoje, depois de 6 anos, apenas tapou o rombo deixado pela petista. Lula promete dar aumento real ao salário mínimo e às aposentadorias, rever a reforma previdenciária e a reforma trabalhista.
Por um lado, vai aumentar os gastos do governo, ainda vai inchar a máquina com a companheirada, e por outro, tende a sobrecarregar a folha de pagamento das empresas e ainda vai retornar com o imposto sindical obrigatório. Lula acredita, em sua cabeça misógena e ególatra, que ele é um gênio e Dilma foi uma incompetente. Não, ele pegou uma situação econômica internacional favorável, coisa que só acontece de 100 em 100 anos, e ela enfrentou recessão nesse contexto. O cenário esperado para 2023 é de grandes dificuldades ainda como consequência da guerra. Aquela que Lula disse que enceraria em uma mesa de bar, com picanha e cerveja?
Se Lula der o bolsa picanha será irresponsável e sua medida pode ainda se tornar inócua, pois, como deseja furar o teto de gastos, promoverá inflação, que vai elevar o preço não só da picanha. Prometendo "picanha", metaforicamente falando, o presidente da Argentina levou sua população à fome e o da Venezuela, a comer picanha de cachorro, um hotdog literalmente falando. Citando o grande filósofo e tripresidente Lula: "chupa que a cana é doce".
Nenhum comentário: