Emendas parlamentares serão determinantes para eleição de 2024
Recentemente o PT aprovou o indicativo de candidatura para 2024, logicamente recusando a possibilidade de aliança com o grupo de Joaquim Neto, que atualmente conta com a deputada Estadual Ludmila Fiscina, obviamente. Só que o partido dela, o PV, faz parte da Federação Brasil da Esperança que elegeu o governador Jerônimo Rodrigues e o próprio presidente Lula bem como deputados Brasil afora como Joseíldo Ramos. Segundo o jornalista Caio Pimenta, a decisão foi tomada de forma unilateral, como é bem do estilo petista, que fala muito em democracia mas que pouco a pratica, normal, é da minha natureza disse o escorpião.
Então vamos ter dois palanques de Lula/Jerônimo na cidade. Quem terá mais bala na agulha para trazer emendas? quesito importante em termos eleitorais. Até o momento Joaquim ganha de lavada e vai ser difícil em um ano apenas Joseíldo empatar esse jogo. Se Jerônimo cumprir sua promessa de campanha e fizer o hospital regional, será 50% de pontos para cada lado, nada se altera, apenas pode dificultar a vida de um candidato de terceira. Falaremos mais sobre isso. Tudo depende também do desempenho do governo Lula, que se mostra desastroso até então, mesmo a Globo se esforçando para afirmar o contrário.
Comparando as duas administrações, Joaquim X Joseíldo, parece que no cômputo geral a de Joaquim vence, considerando que a do petista foi deplorável. Existe o calcanhar de aquiles da saúde? existe, mas a qualidade do atendimento está melhorando, a secretaria Laína Gabrielle cumpre com as metas apresentadas. Daqui até a eleição, Joaquim pode sair com saldo comparando os seus dois mandatos.
Quanto ao PT, vai emplacar a tese do menos pior que pontua nas pesquisas ou vai apresentar para a cidade o que toda cidade quer, uma que seja terrivelmente ético e competente? Estou falando de ética e não de corrupto e não-corrupto. Alguém pode não ser corrupto e não ser ético. Na minha escala de valores, voto útil não é ético, por exemplo.
Do lado de Joaquim, fala-se em Gustavo Carmo e João Rabello. Gosto mais de Gustavo, mas tenho recebido boas informações sobre Rabello. Gustavo tem excelentes ideias para educação, se colocá-las em prática, como a escola em tempo integral, que já tem uma unidade no Quilombo do Catuzinho, largará com vantagem sobre todos os adversários. Conta com cerca de R$20 mi dos precatórios do Fundef, só depende dele ao que parece.
Quanto a terceira via, teríamos Juscélio Carmo como nome de peso, só lhe falta grupo, como sempre. É o candidato dos sonhos de muita gente, incluindo-me, se bem que o sobrinho não deixa a desejar, o problema é esse. Chico Reis seria outro de excelência, mas parece que não está ainda animado. Fabrício Faro viria com os Azi, o campeão de emendas nos últimos dez anos. Nas últimas eleições, o povo não soube reconhecer esse seu esforço.
Já falei que esse ranço dos Azi não se justifica mais. Tivemos Haroldo Azi, fazendo um excelente jornalismo ( mudei de opinião depois que vi o trabalho de perto) e Paulo Azi está para seu tio assim como ACM Neto para o avô. Se bem que hoje, olhando a tragédia da nossa política, o velho ACM seria quase um santo.
Nenhum comentário: