Como fazer uma denúncia ou a Saúde melhora, mas ainda pisa na bola
O modelo globo de criticar, pelo visto, está fazendo escola. Existe uma familiaridade da atividade jornalística com a de fiscalização estatal, isso é fato, mas quando o antijornalismo global, o jornalixo histórico da vênus platinada é tomado como referência, preocupa.
Que fez a Globolixo nos últimos anos? escondeu os pontos positivos do governo e agigantou os negativos. Basicamente isso, somado a outros truquezinhos moralmente e jornalisticamente questionáveis. E agora faz exatamente o contrário, passa pano, na medida do possível, porque tem horas que mascarar uma realidade tão desastrosa é impossível.
Criticou-se a UBS da Urbis III por falta de médicos há três meses e por precariedade de suas instalações. O vídeo foi feito de maneira a evidenciar o pior. Se essa unidade foi destaque negativo é sinal de que as demais andam bem. A saúde melhora, a secretária Laína Ramos tem sido elogiada, mas não se sabe o porquê dessas pisadas de bola para dar o gostinho à oposição. Na denúncia, informou-se que a unidade encontra-se na programação de reformas da Sesau e que o médico já estará atuando a partir da próxima semana. Já estava em andamento a contratação ou se a fez pressionado pela crítica?
Na maternidade, denunciou-se que as dependências recém inauguradas estão com mofo, de fato algo grave para uma espaço de saúde, mesmo sabendo que esta conviveu por décadas com mofo e outras coisas mais.
O crítica é positiva e bem vinda sempre, mas, quando se retira o contexto, passa a ser matéria da Globo. Não podemos nos nivelar por baixo. A Secretaria de Saúde deve se manifestar, dizer porque aconteceram essas falhas e mostrar como está montado o calendário de reforma das unidades, bem como dizer se foram cobradas as devidas explicações à empresa que fez a obra na maternidade.
Vamos pelo caminho da civilidade e não da barbárie. A rede globo é antibrasil, tomemos cuidado com as contaminações. Já notaram que o país está mais violento com um presidente que já foi preso?
Nenhum comentário: