Mobilizando a sociedade sobre o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes

 



Visando alertar e esclarecer sobre o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Campanha “Faça Bonito”, coordenada, em Alagoinhas, pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), foi encerrada na manhã dessa sexta-feira (19), com ação realizada na Praça dos Esportes.


O evento, realizado na última semana, foi inteiramente alusivo ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, 18 de maio, instituído pela Lei Federal nº 9.970, em memória de Araceli, sequestrada aos oito anos de idade, na mesma data, em 1973. A garota foi drogada, espancada, estuprada e morta na cidade de Vitória (ES). O crime está impune até hoje.


Ao longo da semana, atividades como rodas de conversa, exibição de filmes, blitz educativa e uma caminhada pelas ruas do município, com a presença de autoridades e diversos parceiros, fizeram da Campanha um momento de muito aprendizado e informação acerca do tema. Para fechar a programação com chave de ouro, a Rede de Proteção realizou, nesta manhã, a construção de jardins no interior da Praça dos Esportes. 


A Campanha Faça Bonito acontece em todo o território nacional e tem como símbolo uma flor, remetendo a lembrança dos desenhos da primeira infância, “além de ser associada à necessidade de cuidado e proteção para um desenvolvimento saudável. Esperamos que essa conscientização aconteça todos os dias e nos mais diversos espaços”, ressaltou a Diretora de Inclusão e Promoção Social da SEMAS Leidy Moraes.


O secretário de Assistência Social, Rui Costa Brito, falou sobre a importância da iniciativa. “O Brasil é o segundo país que mais violenta crianças e adolescentes. Esta data, 18 de maio, vem, exatamente, para que nós possamos levantar essa bandeira para a sociedade, na perspectiva de enfrentamento a essa violação de direitos, que é o abuso e a exploração sexual infanto-juvenil. É um dia simbólico, contudo, nós também realizamos ações cotidianas no enfrentamento e na identificação dos violadores, buscando a devida punição, para que, assim, possamos erradicar esse tipo de violência no nosso município”, reforçou.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.