Por que Radiovaldo é tão poderoso?





 Prometi não expor a vida pessoal de Radiovaldo, fiz isto nos meus tempos de facebook e me arrependo, devo-lhe um pedido de perdão e desde de já o peço. A análise aqui será politico/espiritual. `Parto do pressuposto que a política é o terreno do maligno e dos sociopatas. Considero então Radiovaldo como o maior ´político que Alagoinhas já teve.


Ele tem os dois atributos básicos da política - carisma e dinheiro - e sabe bem manejar ambos, como ninguém antes dele, não o subestime. E tem o grande diferencial - ousadia. Por isso Luciano Sérgio foi devorado por ele, por sua falta de audácia. Luciano é visto (passa a imagem, embora não seja) como o menino de recado de Joseíldo e Radiovaldo aquele que tem a audácia de pegar na bunda ou dar uma dedada no chefe. 


O mesmo está acontecendo com Gustavo Carmo, submetido à vontade de Joaquim Neto e de Otto Alencar. Seu primo Guilherme Carmo, que vai construir o Hospital Regional de Alagoinhas, poderia bancar sua campanha. Isto seria um ato de audácia, isto é o que seu pai faria.  Foi nisso que Paulo Cezar chegou onde chegou, pela audácia, pela capacidade de quebrar pactos, de blefar, driblar, enfim. Política é um jogo, um jogo santânico.


Luciano Sérgio seria o prefeito de Alagoinhas se Radiovaldo e Joseíldo, que diziam que o apoiavam, colacassem seus exércitos de cabos eleitorais a seu serviço e este  mostrasse, meio que teatralmente, algum nível de discordância de Joseíldo, com isso ele seria o prefeito. Meninos bonzinhos não têm vez.


Mas Radiovaldo é mais tinhoso, ele é um Judélio ainda mais apimentado e imprevisível e com mais estofo financeiro. De Murilo, ele tem a serenidade, Radiovaldo é frio. Neste ponto é um misto de Judélio e Murilo. Radiovaldo tem em seu favor uma qualidade rara e muito rara entre os políticos, não é arrogante. Isso desmonta qualquer resistência. Uma qualidade genuína serve como um punhal de diamante nas mãos ardilosas. O demônio ganha mais quando se traveste de anjo, ou não?


No entanto, ele tem algo mais. Um dia perguntaram a Dorival Caymmi: - Você é considerado um sedutor, qual a maior arma de um sedutor? Caymmi respondeu: - O mistério.


Radiovaldo é misterioso, existe um mito - uma lenda urbana - que ele fica em casa jogando videogame durante toda a campanha, e solta na cidade seu exército de cabos eleitorais e meninas unifromizadas e empunhando bandeiras. Em uma de suas eleições, colocou uma foto enorme em um ponto destacado da cidade, imitando Stalin e Mao, dando ares de onipresença. 


Ele só aparece à noite como um vampiro e desaparece sorrateiro como a maioria dos super heróis. Ele soube se transformar em uma figura mítica e tem aquele tom messiânico sempre apontando para o futuro e enigmático - não diz coisa com coisa, arrota chavões. Sua falta de conteúdo progrmático, de um aprofundado diagnóstico, só ajuda a compor esse ser etéreo. Ele tem o dom dos mágicos e dos ilusionistas e tem mais dinheiro do que imaginamos, pelo menos, acesso a ele.


Radiovaldo não é humano, é o superhomem de nietzsche, como outro já tentou ser - sabemos quem.


Ele é o hiper político. Por isso mesmo, ele perde as eleições. Seus "superpoderes" chegam muito perto do das artes das sombras - ele é em certa medida sombrio. É aí que ele cai do vigéssimo andar, ele inspira fascínio, mas também o medo. 


Por isso o PT não sabe o que fazer nessas eleições, os que mais pontuam nas pesquisas, Joseíldo e Radiovaldo, possuem considerável grau de rejeição, um pelo pedantismo e outro pelas razões explicadas neste texto. É aí que Gustavo Carmo pode tirar proveito, se for atrevido, se deixar seu bomocismo de lado. Quem quer mais tem mais poder.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.