Um grupo deu o golpe e o outro esboçou um contrataque constitucional mas questionável
Um lado deu o golpe e instalou uma pseudo democracia ao:
1) Descondenar um corrupto.
2) Perseguir seus opositores com o inquérito das fake news e dos atos antidemocráticos, com cancelamentos de contas, fechamento de canais, prisões e visitas da polícia sem o deivido embasamento - intimidação. Inquéritos intermináveis, negação da ampla defesa com o impedimento desta ao acesso aos altos do processo. E agora delação premiada com conotação de tortura psicológica e detenção ideológica de jornalista estrangeiro. Sim, eles deram o golpe e querem prender os golpistas imaginários - um belo truque. Acuse-os do que vocês fazem, chame-os do que vocês são.
Acho os conservadores retrógrados em termos comportamentais, mas eles estão certos em muitos pontos, sobretudo no diagnóstico que fazem da esquerda.
3) Enfim implantação de aparelhos repressores, policialescos e autotirtários.
4) Inventaram uma lei suprema: CRITICAR AS URNAS INAUDITÁVEIS E NÃO CONFIÁVEIS É ATO ANTIDEMOCRÁTICO.
5) E fizeram a segunda lei: CRITICAR OS PROMOTORES DESTA TIRANIA É ATO ANTIDMOCRÁTICO.
6) Fazer pressão pela não aprovação do voto impresso, com campanha de desinformação e visita ao congresso.
7) Condução da eleição sem isonomia e com atos de censura. Condenação com multas pesadas a quem realizou questionamentos.
ESTE GRUPO DISSE: A DEMOCRACIA SOU EU, SÓ QUE ISTO É A MAIOR EXPRESSÃO DE DITADURA.
ESSE FOI O GOLPE QUE NOS ARRASTOU PARA UMA PSEUDODEMOCRACIA COMO NA RÚSSIA E NA VENEZUELA.
A reação constitucional ao golpe foi a minuta para se instaurar o estado de defesa e de sítio - ambos constitucionais - e a reunião para discutí-los, atos que não tiveram desdobramentos. ISSO NÃO É GOLPE. Mas como eles fazem as leis ou as interpretam como querem... Foi assim que tornaram o ex-presidente inelegível e baderneiros em golpistas condenados a 17 anos de prisão - idosos com a Bíblia na mão.
* Estes dispositivos podem ser deturpados por alguém que queira se perpetuar no poder, são sensíveis, admito. Cogitar usá-los no caso em voga foi uma burrice em vários aspectos, justamente por dar o argumento que a esquerda queria para embaralhar o meio de campo.
Nenhum comentário: