Conservadores consideram show da Madonna diabólico, mas não é
Boa parte dos canais católicos conservadores que tenho acesso avaliou o show da Madonna como diabólico. Eles acham em tese que a erotização é um pecado, que a sexualidade tem que ser recatada e exercida no ambiente sagrado do lar. Pensamos que eles só admitem o papai e mamãe sem arroubos. Mas sabemos que eles também fazem algumas variações pelo menos e soltam os bichos com todo respeito, no recato do lar. Existe uma minoria que cumpre o ensinamento bíblico a risca, sexo só para a procriação, é uma minoria que cabe em uma Kombi.
Desreprimir a sexualidade foi uma das grandes conquistas da nossa época, que veio com o movimento hippie, a esquerda e o feminismo de esquerda - a única coisa acertada que a esquerda fez. Mas também não foi a cura para todos os males como se apregoava.
Achávamos que uma sociedade liberada sexualmente seria mais solidária e justa, ledo engano. A liberação sexual de alguma maneira fez decrescer a afetividade entre os casais e entre as pessoas, o efeito foi quase inverso. Ajudou a formar a sociedade materialista, individualista e fútil da atualidade. Contudo a saída não é voltarmos à repressão de antigamente. Alguns conservadores pensam assin.
Quando Madonna faz movimentos lascivos perante ícones do cristianismo - crucifixos, turíbulo etc e quando se apresenta como a virgem Maria, para os conservadores, isto é vilpêndio da fé. Ela está apenas querendo dizer que a repressão sexual ocorreu e ocorre por conta dos dogmas cristãos, que consideram a homossexualidade um pecado (abominação) e subalternizam as mulheres - o homem é a cabeça, a mulher, a cauda, a mulher não pode ser sacerdotisa. Ela só quer dizer que a Igreja Católica e os cristãos precisam mudar suas posições sobre os gays e as mulheres. E ela está certíssima, e olhe que eu não sou da teologia da libertação, a execrável teologia da libertação, falsa e traiçoeira.
Só que quando Madonna faz isto ou lacradores lacram, fortalecem ainda mais os conservadores. Questiono até que ponto esta aboradagem é válida, talvez usada com sabedoria e com arte como Madonna faz pode realmente ajudar. Mas não como fazem a Globo, a Netflix e os estúdios Disney nem com a burrice de Anita e Pablo Vitar. "Tem que ter cultura para cuspir na estrutura", como dizia Marcelo Nova. Madonna erra quando flerta com a esquerda exibindo fotos nos telões de figuras como Che Guevara e Marina da Silva, mas isto certamente foi feito para atender aos desejos de quem a estava pagando.
Nenhum comentário: