Bolsonaro será preso
Bolsonaro será preso. A pergunta é quando. Se houver uma forte mobilização de rua por parte dos conservadores, o STF poderá temer o reflexo disto para as eleições de 2026. A depender do timing, Bolsonaro pedirá asilo político em outro país. No entanto, se o julgamento for acelerado para ser concluído antes das eleições, é provável que se desencadeie uma gigante vitória conservadora com eleição do próximo presidente e com maioria no senado. O que disso resultaria? Bolsonaro não foge, e recebe o perdão do próximo presidente e Moraes será impeachado pelo próximo senado.
Se a esquerda vencer as eleições em 2026, aí realmente estaríamos em um contexto de partido único. Os conservadores colocam a viola no saco, organizam-se como uma oposição sem grande relevância. Então estaríamos em frente de dois cenários. Com o partido envelhecido, terá que fazer o país prosperar economicamente. Mas é factível que se depare com grande fuga de capital. Sem adesão do exército, não haverá como copiar o modelo chinês, nem o venezuelano. Se não conseguir sucesso econômico, tende a se tornar de vez uma colônia da China e assim viiveremos em um semissocialismo - um capitalismo de estado.
É possível que haja uma disputa China X EUA pelo domínio da América Latina. O centrão continuará a ser o fiel da balança. Com as placas tectônicas se mexendo, aparecendo um novo líder, os conservaodores têm chance de serem fortes novamente. A não ser que passem por um período de depressão muito grande, se enfraqueçam e façam um acordo com a esquerda. A prisão ou o exílio de Bolsnaro será um trauma profundo para o país. O país pode até se esfacelar. Não se deveria brincar com fogo, deram um passo rumo ao desconhecido que não tem volta.
Mas há a possibilidade de uma virada para o socialismo no mundo, mas não sem guerra ou caos generalizado. O mais provável seria o triunfo do capitalismo de estado. Se os conservadores da Europa assumirem o comando nos próximos pleitos, talvez entremos em um mundo de normalidade com os conservaodres rezando e os progressistas fazendo suruba e usando drogas como sempre foi, cada um respeitando as preferências do outro. E o islamismo?
Nenhum comentário: