Sete motivos para torcer por Fernanda Torres ganhar o Oscar

 


Existe uma euforia muito grande em torno da expectativa de Fernanda Torres ganhar o Oscar como melhor atriz. Ela tem grandes chances, está competindo com Demi Moore e Karla Sofia Gascón. Hoje a quantidade de jurados dobrou e estão espalhados pelo mundo todo que faz cinema. Antes era uma premiação americana, atualmente é o inverso, tem exatamente um quê  de antiamericanismo. A fórmula de cinema americano também se desgastou muito e saíram de cena os grandes atores, atirzes e diretores que eram/são verdadeiras lendas. 


Hoje as coisas estão mais niveladas. Pelos parâmetros e critérios do momento, o Brasil teria uns 10 oscar, contando com aquele de Fernanda Montenegro, a mãe de Torres. As artes, e as artes visuais especificamente, se tornaram wokes e o filme "Ainda estamos  aqui", de Walter Sales, protagonizado pela brasileira, é benvindo nesta bolha, tanto que concorre nas categorias de melhor filme e melhor filme estrangeiro. Vou listar 7 motivos para você torcer para Fernanda Torres, eles valem também para Walter Sales.


1. Fernanda Torres é de fato uma das melhores atrizes do país, portanto merece. O Auto Compadecida 2, se fosse escrito por Ariano Suassuna, mereceria também.


2. Mesmo representando uma cultura de elite (cultura de panelinha), e sendo sua vitória um fortalecimento desta, é melhor ter um cinema nacional forte, que represente nossa cultura, do que ficarmos eternamente colonizados culturalmente e simbolicamente. Algumas migalhas há de cair desta mesa.


Prova de que nossa cultura é elitizada que não temos salas de exibição no interior e mesmo nas capitais, o grosso da população não tem dinheiro para ir ao cinema.


3. A temática do filme favorece a tese de esquerda de vítima da ditaudra militar. A esquerda estava lutando pela ditadura do proletariado. Mas podemos deixar isto de lado, haverá tempo para desconstruir esta narrativa, os tempos são outros.


4. A tortura de fato é uma monstruosidade, o filme trata disto. Mas a esquerda justiçou companheiros ou seja, mataram aliados que eram na verdade delatores ou que fizeram delação para não serem torturados, prática igualmente monstruosa. Esta premiação vai permitir se rediscutir tudo isto. Isto não justifica torcer contra.


5. O filme é hipócrita, pois é uma crítica à Ditadura Militar, mas seus integrantes e admiradores não reconhecem que vivemos uma ditadura hoje no Brasil, com centenas de presos políticos, perseguidos, torturados psicologicamente, cassação de mandatos com perdas de direitos políticos e já houve até morte e facada, além da censura prévia em vigor. Com a conquista do Oscar, tudo isto virá à tona.


6. Fernanda Torres se desmancha de amores por Lula, uma pessoa, no mínimo, questionável, envolvida em condenações por corrupção, esta que mata muitos de fome e por falta de saúde, além de ser amigo de ditadores. Mesmo com todos estes poréns, torcer para Fernanda fará com que andemos para frente e mostra que somos evoluídos espiritualmente a ponto de desejar o bem a quem mal nos faz.


7. Mesmo com o Oscar, a situação do povo continuará a mesma, sem emprego, sem segurança, sem cultura(esta só para as elites), sem lazer, sem educação, sem saúde e com a economia indo para o buraco. Ganhar o Oscar vai evidenciar estas contradições e o filme que representa os brasileiros ainda será Tropa de Elite e o grande orgulho da nossa arte continuará sendo Glauber Rocha.


P.S: O Oscar virou política, quem fizer a melhor campanha leva. Contam as vidas pregressas dos candidatos. Fernanda Torres teve que se desculpar por ter feito black face, mas a Sofia Gascón está mais ferrada, fez postagens islamofóbicas e desdenhou de George Floyd e do Black Lives Matter, perdeu mané, não amola. Um comediante americano disse que "Ainda estou aqui" é um filme sobre os últimos seis meses de Biden na Casa Branca. Todo mundo já sacou que tudo isto é uma apoteose do wokismo, não dá pra levar a sério e Claudia Leitte canceladíssima, poder de gostosa nela. E nós ainda estamos aqui sem picanha e sem suco de laranja.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.