Carroças X transporte motorizado - de quem foi a ideia?
A vereadora Luma Menezes, há mais de 15 dias, vem questionando a contratação pela Prefeitura de carroças para coleta de lixo por representar uso abusivo de animais e que ainda estes estariam sujeitos a maus tratos. Para essa questão aponta como solução o que já determina uma lei municipal desde 2019, que obriga a substituição dos veículos rudimentares por transportes similares motorizados, em alinhamento com lei federal de proteção aos animais.
A regulação, inclusive, se deu por iniciativa da própria Prefeitura. A vereadora foi, por esse motivo, perseguida por haters( seguidores enfurecidos) e os boatos davam conta de que ela queria tirar o emprego desses profissionais de transporte de pequenas cargas, quando estava lutando para aplicação da lei de autoria do executivo, irônico.
Com esse intuito, fez reunião com os carroceiros para tratar do assunto, no dia 30 de março. O Ministério Público Municipal também já vem solicitando a mudança conforme assegurou Roberto Torres, secretário de Serviços Públicos, como mostra vídeo exposto pela vereadora na internet.
Agora o prefeito Joaquim Neto se apresenta como autor da proposta de substituição do trabalho animal por uma modalidade similar motorizada, brilhante. Ao meu ver a ideia é da vereadora, que lutou corajosamente por esta mudança desde o início. Até postou nas redes sociais um vídeo ironizando a manobra de Joaquim Neto. Confira em seu instagram: Luma Menezes (@eulumamenezes) • Fotos e vídeos do Instagram.
O contrato, firmado em 23 de março, no valor de R$ 755.736,00 com a Associação dos Carroceiros, beneficiará 50 filiados. A vereadora Luma não indica irregularidade nos valores, mas ainda critica o fato dos carroceiros não terem carteira assinada e não estarem devidamente cobertos pela Previdência Social.
Alerta também para a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual e para problemas ambientais que podem ser gerados pelo lixo transportado a descoberto. Também considera importante para a autoestima dos profissionais a padronização dos veículos e o emprego de uniformes.
Nenhum comentário: