Se Caio Pimenta é covarde, quem são os corajosos?

 


Por Paulo Dias

Drt/Ba 1903


A questão gira em torno da ênfase e da abordagem. O jornalismo arregado, preso por um contrato de publicidade, faz críticas, mas são críticas  a coisas pequenas(menores), prende um boi em uma porteira e na outra deixa passar uma boiada. A Rede Globo, em mais de meio século, ensinou como fazer essa manobra. Luciano Almeida tem razão, tem que abrir a lista publicitária tanto da Secom quanto da própria Câmara de Vereadores.


O exemplo da Globo é gritante ao mostrar como a verba publicitária pública, ou a falta dela, pode comprometer o jornalismo. Por isso ela ataca o presidente 365 dias ao ano, quatro vezes ao dia. Outra técnica é criticar com brevidade e pouco, mas, por outro lado, elogiar demoradamente e com grande frequência, praticamente todos os dias. 


Essa questão de verba publicitária governamental para as rádios é coisa muito séria, lembrando que as Câmaras de Vereadores também se inserem nesse contexto, garantindo espaço para os vereadores que seguem a tendência do presidente da casa, isso de modo geral, Brasil afora, nada direcionado a José Cleto. 


Mesmo sendo algo grave só foi mencionado, agora, excepcionalmente, para atacar justamente Caio Pimenta, um dos jornalistas íntegros dessa cidade, quando a bajulação sempre correu solta por aqui durante 20 anos. Quem paga fala, quem não paga fala de vez em quando, jamais com a mesma frequência; salvo honrosas exceções, como o trabalho realizado por Belmiro Deusdete, esse, sim, é um modelo a ser seguido.

 

Quando Caio Pimenta é chamado de "covarde", acho que isso é deselegante e irreal. Pode-se dizer que Caio não tem simpatia pelo trabalho de Luma Menezes? acho que sim, mas ele não a persegue, a critica como critica todos os vereadores. 


Quando ele, no programa de Rainer, criticou Luma, ele criticou todos os políticos que foram expostos na tela e agora critica Luma junto com Márcio,  que é homem. Não existe misoginia aqui, como aconteceu no passado, quando um cidadão andava postando vídeos pejorativos se referindo à vereadora.


Por que Caio não é covarde? Porque ele já levantou vários problemas sérios da cidade e tocou na ferida, muitas vezes, quando todos silenciavam, se acovardavam. Existe na cidade jornalista vendido e covarde, que não pode ser tratado como jornalista, mas Caio não pertence a esse grupo. 


Exemplo disso é o pedido de vistas para a doação do terreno para empresa de bebidas e  o questionamento das candidaturas a deputado Federal, agora. Ele pode questionar, cabe aos questionados mostrar que ele está equivocado. Afinal, nessa história, quem persegue quem? quem faz o mal trabalho? É tudo muito confuso. Certamente todos estão certos e errados ao mesmo tempo.


Atualmente, a bem da verdade, não tenho acompanhado o programa, mas se tivesse de acompanhar algum certamente seria o Primeira Mão. Se Caio deixou de ser crítico à Prefeitura, cabe a reprovação tanto a ele quanto  à Prefeitura, porém quantos fazem isso usando as técnicas sutis que citei acima? Contudo, se ele tirou a acidez da crítica e passou a fazê-la de forma mais cortês, isso realmente ainda é tolerável. 


Só não pode, como disse antes, criticar  a pulga e deixar passar o elefante (jogar o lixo grosso para debaixo do tapete), ou criticar um dia no mês e elogiar nos outros 29 dias. Ou dar mais ênfase ao elogio do que a crítica, isso é, sim, jornalismo arregado, como sempre fez a Globo e muitas rádios que seguem seu desastroso modelo. Muitas, entretanto, criticam a prefeitura, porque recebem grana da oposição, não se iludam. E existe, falando de modo geral, Brasil afora,  também muito caixa 2 nessas transações.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.