Primeiro passo para a coleta seletiva na cidade
Uma importante e eficaz ação ecológica, a construção de um Ecoponto, na Central de Abastecimento. Fruto de um convênio firmado entre a Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Sedea - com a Neoenergia Coelba, no local será possível fazer a troca de resíduos sólidos por descontos na conta de energia.
O Ecoponto funcionará da seguinte forma: a população levará ao local o lixo reciclável – como plástico, vidro, papel, papelão – já separado. Esse material será pesado e convertido em descontos na conta de energia. Não serão aceitos resíduos de lixo orgânico, como restos de alimentos , papeis higiênicos usados e demais materiais de origem animal ou vegetal.
“Quanto mais lixo reciclável a pessoa levar, maior será o desconto na conta de energia”, lembrou o secretário de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente Bruno Fangundes. O equipamento que irá contribuir para a coleta seletiva no município será construído com recursos do Fundo de Meio Ambiente, no qual serão investidos mais de 160 mil reais (R$ 160.466,91).
O projeto foi feito pela Secretaria de Infraestrurura (SECIN) e tem parceria da Secretaria de Agricultura (SEMAG), que cedeu a área onde será levantada a obra. Tanto a operacionalização, quanto a manutenção do espaço ficará sob a responsabilidade da Neoenergia Coelba.
Esse é o início da coleta de lixo no município tão importante quanto proteger a floresta amazônica. O ideal seria que o lixo fosse apanhado nas residências, um centro de recolhimento único para todo o município pode ocasionar congestionamento, especialmente de catadores ou de empresas.
Baseado em texto da Secom/PMA
Nenhum comentário: