Lula, lobo em pele de cordeiro ou camaleônico?
O Lula do debate de ontem na Globo parecia muito com o Lulinha paz e amor de 2002. Percebi, no entanto, algo mais assustador. Ele não estava vestindo uma máscara ou interpretando um personagem. Na verdade, ele é um grande camaleão. Falei na matéria anterior, que escrevi ontem logo após o evento, que Lula soube esconder bem, muito bem, sua incompetência enqunato expunha otimamente a do adversário.
Mas houve uma segunda estratégia, Lula se transmutou em um velhinho dócil e fagueiro, fazendo que se esquecesse do corrupto amigo de ditadores, até o Bolsonaro se esqueceu disso. Tentava colar a imagem negativa sem sucesso, um manto de teflon e, por vezes de invisibilidade, o protegia. Somando-se a isso um Bolsonaro cansado, fez comício no dia anterior, e mau preparado. O manto angelical foi posto e a própria figura angelical foi incorporada pelo Lula, fazendo sumir o terrível comunista, que vimos durante dois meses de campanha.
Resta saber que versão do camaleão governará o país caso vença as eleições. Acho que o corrupto autoritário está a espreita. O Brasil não tolerará ditaduras, nem corrupção. Em caso de vitória, ele estará tendo uma segunda chance, isso conta. Seus próprios eleitores não consentirão que ele saia mais uma vez da linha. Ele já fala em um governo não-petista e que só ficará por um mandato. Há boatos de problemas de saúde, espero que não sejam verdadeiros.
Caso Bolsonaro ganhe, é preciso cobrar mais dele em saúde, educação, cultura, esporte e lazer e que mostre, em um programa, um desenvolvimento sustentável da amazônia e outros biomas. Bom, a sorte está lançada. Vai ser voto a voto, embora, a se julgar pelo debate de ontem, Lula saiu com certa vantagem, contudo isso impacta mais o eleitor inteligente, que praticamente já se decidiu, caso contrário, não se deixará levar pelo show camaleônico do chefão petista.
Se ele ganhar, espero que não saia dessa versão angelical. Lembrando que a China vai enfrentar crise econômica nos próximos anos, talvez por isso, tiranetes estão escondendo as unhas. Vamos ver no que dá...
Nenhum comentário: