Musk quer twiter mais democrático, a mídia de esquerda reclama
Sinto-me à vontade para comentar esse assunto, pois não sou de esquerda nem de direita, sou anarquista cooperativista. Não votei nem em Lula nem em Bolsonaro, me abstive. Como fui petista durante 20 anos, no tempo em que o partido primava pela ética pública, apenas concordo com os conservadores ao defender esses valores, mas sou contra eles quando imterpretam a Bíblia ao pé da letra e adotam regras comportamentais retrógradas.
As empresas checadoras do twiter serão substituídas pelo sistema birdwach, que seleciona comunidades de 60 usuários para coletivamente legitimar se uma informação é verídica ou não. Jornalistas notadamente de esquerda começaram a criticar a mudança, dizendo que ela vai aumentar o discurso de ódio na plataforma. Milhares de funcionários também foram demitidos para tornar o serviço mais democrático. Espera-se que a atitude possa influenciar outras tecs como o youtuber e que governos não interfiram tanto na internet com regulamentações.
Usaram exatamente o termo que empregam quanto a narrativa da direita. Ficou claro nesse epoisódio que para a esquerda a única verdade é a que está de acordo com sua visão de mundo.
Trata-se de uma cadeia: posição de políticos de esquerda - mídia e ativismo judicial ou imparcialidade judicial. No Brasil, de um modo geral é difícil uma pessoa de direita ganhar um processo por injúria, calúnia e difamação, tudo passa como liberdade de expressão e o contrário ocorre muito. Precisou um homem inteligente para ver que essa balança estava desregulada.
Na realidade, a chiadeira ocorre porque a esquerda, as grandes mídias perderam o controle de uma parte importante das redes sociais. Já existem boicotes articulados, tentando afugentar os anunciantes, eles batem abaixo da linha da cintura sempre - ódio do bem.
Sempre digo que essa briga não é por ideologia, é por dinheiro e cargos no governo e por prestígio. Ideias predominantes tendem a ser valorizadas e estimuladas, isso interfere também nos empregos na iniciativa privada, pois orienta a formação das networks. Esse dispositivo já está engatilhado, não se tem mais o que fazer.
O grupo em desvantagem vai lutar mais, como no Brasil crescem os descontentes com o resultado das eleições. Um canal argentino mostrou um estudo de um grupo anônimo que indentificou uma discrepância importante entre as urnas novas, auditadas para com as urnas velhas, não auditadas. Nas velhas houve uma grande vantagem para Lula, quem diria?
Amanhã, domingo,06, promete-se uma grande manifestação nas ruas, maior do que as que foram realizadas no meio da semana. Só pessoas ricas e sensatas como Elon Musk podem acabar com essa ruptura. Ou que as pessoas notem que tudo isso é insano. Ou se isso não levar a nada, enquanto houver esperança, haverá briga. Eu tô fora.
Nenhum comentário: