O fim de Cristiano Ronaldo?

 




O UOL, que é midia "verificada" pela nova ordem mundial, fez matéria dando conta de que vários jornais europeus decretaram o fim de Cristiano Ronaldo. Parece que todo mundo está chegando a essa conclusão. O terrível é que esse declínio eclodiu da noite para o dia quando ficou no banco da seleção de Portugal, no jogo contra a Suíça. Antes houve um sutil prenúncio com o rompimento do contrato com o Manchester United no meio da primeira fase da competição. 


Seus 37 anos pesaram. O triste é que ele achou, imagino, que faria uma boa copa por sua suposta superioridade técnica frente ao restante do grupo, que não é fato. A reserva o deixou "nu no meio da rua" de repente como acontece em sonhos/pesadelos com muita gente. Se tivesse como disfarçar essa queda de desempenho, como Messi está fazendo e já-já chega a vez de Neymar, ele acabaria a Copa sem danos, faria um último contrato com um time com menor expressão ou sairia da Europa, jogaria mais dois anos e se despediria do futebol com festa.


A situação abrupta deixou o maior climão na seleção de Portugal e o Cristiano morto de vergonha. Para piorar seu substituto, Gonçalo Ramos, um garoto, fez três golaços no jogo. Se fosse no Brasil, seria simulada uma contusão no treino e o jogador não iria nem para o banco. Seria melhor para a imagem dele, mas europeu é sim-sim-não-não, não tem jeitinho. 


O técnico Fernando Santos quer tê-lo no banco como uma carta na manga ao que parece. Cristiano está descontente com o fato de ter dormido mito e acordado como um simples humano. Claro que tudo que ele fez e conquistou não será apagado. Um cara que conseguiu rivalizar com um ET como Messi à custa de muito empenho.


Messi, Ronaldo e Neymar estão se aproximando da idade de parar. A vantagem é para o Mbappé, que não se iguala aos três, mas tem pouca idade, 24 anos, vive em um contexto de mesmice futebolística e tem todo um marketing para projetá-lo ainda mais. 


Acho que Cristiano Ronaldo foi muito exposto, em nome da selelção. A simulação de uma contusão seria a saída mais humana, foi tratado como uma peça de uma engrenagem, mas não se pode dizer que o técnico não está certo também. 


Resta a R7 sair do banco, entrar em campo e fazer um ou dois lances geniais, coisa que sempre realizou por mais de uma década, para dar mais brilho a essa aposentadoria que lhe caiu no colo repentinamente, ele merece. Quem sabe se a reserva não foi uma provocação para ele voltar a dar o seu melhor, superando com a garra a limitação da idade?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.