Gazeta dos Municípios - 26 anos de resistência

 




O bom de ver o Gazeta dos Municípios completando 26 anos é perceber Vanderley Soares, seu idealizador e construtor, que já deu emprego a muita gente, a mim inclusive, ainda com energia para enveredar pela museologia e pela arquivologia com o Memorial da Câmara de Vereadores. Vou fazer meu texto sobre este importante empreendimento. Vanderley já é cidadão alagoinhense, mereceria uma honraria ainda maior. Eu daria um doutor honoris causa pela Uneb.


Se ele fosse de esquerda ou da elite alagoinhense... Eu, Vanderley e Rui Albuquerque somos os pretos do jornalismo. Deveríamos ser reverenciados pelo movimento, acho que já tem medalha para isto, a Tereza de Benguela, líder de quilombo. Estas homenagens estão ficando inflacionadas e títulos honoríficos é uma ideia que nasceu cafona. O maior título de todos é a história e o reconhecimento popular espontâneo. Vanderley foi e é jornalista de rádio e de impresso. Vocês não calculam como isto é difícil de fazer. Eu mesmo só sei pensar com os dedos, se quiser me calar, não corte minha língua e sim, os meus dedos.


Falta a nós, o reconhecimento pleno da nossa importância. Vivemos sobre e sob o fio da navalha. O que escrevemos passa pelo crivo do big brother - o empresário e o político. Duas raças miseráveis de se lidar, todos soberbos, todos se esmerando em serem os donos da cidade, todos com suas línguas afiadas e sua capacidade de dizer o que é o bom e o ruim, o que é digno e o que é indigno, sendo eles os maiores pecadores, é simplesmente o cinismo brutal. Como sobrevivemos? Graças as exceções desta regra e aos momentos de crise interna, quando os donos do poder brigam entre si.


É o conluio destas duas categorias que puxa o país para baixo, quanto mais forem tacanhas, mais subdesenvolvimento temos e em Alagoinhas, isto é categórico, insofismável. Aliás a sociologia já falou disto tudo, nós é que nos fazemos de esquecidos e continuamos lambendo botas. Os países que se desenvolveram tiveram a sorte de ter parte pelo menos da classe política e empresarial com uma mentalidade menos tacanha; Alagoinhas, o Brasil ainda não teve esta sorte. Somos apenas negrinhos entre os mandatários da elite e os da esquerda corrupta, negrinhos ladinos, que vivem distribuindo honrarias, meses disso, semana daquilo, rosa, azul, amarelo, me engana que eu gosto. Viva a resistência do Gazeta dos Municípios!!!


Deixo aqui um questionamento, haverá uma continuidade do que eu, Vanderley e Rui Albuquerque fizemos? Porque nós continuamos o que a geração de Belmiro Deusdete e Walter Campos fez. Vejo Heiner e Caio Pimenta nesta trincheira, mas durante quanto tempo? É justo que jovens prossigam sustentando este peso? É preciso começarmos a pensar em nossa comunicação. Todo mundo fala do jornalismo sem saber o que é jornalismo. Estas pessoas precisavam fechar a boca e ouvir um pouco mais.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.