Você conhece "arenque podre"? você pode estar sendo manipulado e não sabe
Será esta mais uma teoria da conspiração? Dizem que o regime comunista soviético criou técnicas de comunicação de massa para dominar mentes de forma praticamente subliminar. Pode não ser verdade, mas sim, estes mecanismos são usados na nossa comunicação pela esquerda e pela rede Globo, pelo portal UOL... Na guerra aberta e ostensiva contra Bolsonaro, diária, 24 horas por dia, 364 dias por ano e quase não a vence... pois, a Globo utilizou nesta contenda midiática muito arenque podre. Além deste ardil semiótico, existem o 60/40 e o big lie, explicarei cada um deles.
O arenque podre é uma mentira dada como verdade propositalmente, porque mesmo desfeita, deixa impregnado o seu cheiro podre. Arenque é o peixe que em putrefução exala o mau cheiro mais insuportável de todos. Mesmo que se lavem as mãos várias vezes, a fedentina não arreda.
Segundo o Wikipeadia:
"Arenques são pequenos peixes gordurosos (a gordura está dispersa por toda a carne e pele) do gênero Clupea encontrados nas águas temperadas e rasas do Atlântico Norte, do Mar Báltico e do Pacífico Norte".
Lembra quando tentaram vincular o nome de Bolsonaro à morte de Marielle, quando a Globo fez uma matéria dizendo que o criminoso foi até o condomínio do ex-presidente e o porteiro interfonou para ele? Então, a prórpria matéria no final se desmente, afirmando que Bolsonaro estava em Brasília naquela data. A Globo sabia que era mentira, tanto que se desmentiu, mas o objetivo era vincular no inconsciente das massas o nome de Bolsonaro ao assassinato da Marielle. Este é um clássíco "aremque podre".
Recentemente a repórter da Globo Daniela Lima fez vários arenques podres. Disse que Bolsonaro e os filhos sairam de barco com a chegada da PF, tinham saído bem antes. Afirmou que foi apreendido na casa de Carlos Bolsonaro um notebook da Abin, foi na casa de um assessor que é casado com uma agente da Abin. A mais nova, quis incutir a seguinte premissa quanto às inundações no Rio Grande do Sul: "civil ajuda civil é fake news", outro arenque gigante. Na eleição, Lula sacou 30 milhões de pessoas passando fome, quando tomou posse, elas desapareceram, arenque podre. O caso "Monark nazista" outro exemplo e um mais antigo, fora da política, o ator Mário Gomes foi hospitalizado com uma cenoura no ãnus, uma informação plantada por um marido traído. Bom, isto é o arenque podre entenderam?
Vou falar rapidamente sobre a técnica de manipulação 60/40, muito apreciada também pela Rede Globo. O jornal emite 60% de matérias verdadeiras e introduz no meio 40% de matérias manipuladas que poderiam levantar dúvidas e questionamentos, mas são engolidas acriticamente como verdadeiras. A própria manipulação já esconde os aspectos negativos e evidencia apenas os positivos, quando quer favorecer políticos aliados como Lula e faz exatamente o contrário, quando o político é um desafeto como Bolsonaro.
A técnica da Big Lie é semelhante a do arenque podre, mas feita de maneira exagerada como quando Lula diz que no Brasil morreram 600 milhões de covid. Na realidade ele quer dizer: morreu muita gente, que foi uma calamidade, para reforçar a pecha de genocida.
E aí você está sendo manipulado?
P.S: deixando claro que reprovo igualmente Lula como Bolsonaro, mas é fato que a Globo tomou partido na disputa indisfarçável.
Nenhum comentário: