Morte de jovem mãe após parto cesárea

 




A moradora da rua Nova República em Santa Terezinha,Tâmara Verônica Pereira dos Santos faleceu aos 26 anos, na sexta-feira, 05, de madrugada, após ter se submetido a um procedimento de cesariana, na noite anterior, às 8h, com a criança nascendo com vida e em perfeitas condições de saúde aparentemente. Contudo a paciente, apresentando sagramento, segundo declarações de sua mãe, foi levada a uma cirurgia de emergência para conter a hemoragia a 1h, infelizmente sem sucesso.  A jovem mãe deixa quatro filhos órfãos. 


A direção do Hospital Materno-infantil emitiu nota para este site de notícias, esclarecendo e lamentando a ocorrência, afirmando que todos os esforços foram empregados para salvar a vida da puérpera, segue:


"O Hospital Materno Infantil de Alagoinhas informa que lamenta o ocorrido e que se solidariza com os familiares da paciente. A unidade de saúde ressalta que todo atendimento e suporte médico necessários foram prestados à puérpera. 

O Hospital frisa que preza por atendimento humanizado e de qualidade a todas as parturientes. Todos os partos estão sendo feitos em leitos hospitalares, como preconiza o SUS. Quaisquer dúvidas, familiares podem procurar o Serviço Social da unidade, que está disponível para maiores esclarecimentos.

O Hospital informa, ainda, que está comprometido com o compromisso internacional de reduzir a mortalidade materna (Objetivos do Desenvolvimento Sustentável), e que esse desafio só será vencido com a união de todos para que todas as mulheres cheguem ao final da gestação com pré-natal adequado, dentro das normas preconizadas pelo SUS. Esse recurso possibilita a identificação de situações de risco prévias e o tratamento adequado".


Os vereadores Luma Menezes e Luciano Almeida estiveram na unidade e receberam como resposta que o ocorrido tratou-se de uma fatalidade, descartando qualquer erro médico. A causa da morte, de acordo com a Declaração de Óbito, assinada por Dr João Horácio ( CRM 19797) foi identificada como um choque hipovolêmico provocado por atonia uterina.


Atonia uterina é uma condição obstétrica que envolve a incapacidade do útero em contrair-se adequadamente após o parto. Essa condição, se não controlada adequadamente, pode levar a um quadro de hemoragia pós-parto.(/www.huggies.com.br/gravidez/pos-parto/atonia-uterina.html) 


 A unidade hospitalar encontra-se sob a gestão da Liga Álvaro Bahia, fundada em 1923. Seu site oficial informa que a insitituição criou o hospital Martagão Gesteira, em 1946. Inaugurado em 1965 – o Hospital levou quase 20 anos para ser construído –, ele era o grande ideal e sonho de vida de Álvaro Bahia: um hospital de referência, que atende pacientes 100% originários do SUS. 

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.