E se Marçal tivesse dado a cadeirada em Datena?
Não gosto de aventureiros como Marçal, mas se invertêssemos a situação, as coisas seriam diferentes. Se fosse Marçal que desse a cadeirada em Datena? Certamente o debate seria suspenso de imediato e ele sairia algemado da emissora. Diriam: "este Marçal é um louco, um destemperado, um bandido, não respeita ninguém nem o público nem o eleitor de São Paulo, não pode estar livre circulando entre pessoas de bem, tem que apodrecer na cadeia". Se a situação fosse invertida, Marçal seria triturado.
A velha mídia seguiu a premissa de que Marçal "recebeu o que mereceu", "colheu o que plantou". A tese pacificada de que nada justifica uma agressão física, de que não se pode culpabilizar a vítima, foi para o espaço.
Ainda tem um agravante, a agressão ocorre por conta de um questionamento sobre assédio sexual. Datena ainda quis se fazer de vítiima se escudando na morte da sogra, imagine se toda a sogra moresse quando o genro for acusado de um crime sexual...
Mas se fosse o Marçal que tivesse cometido a violência física, a manchete seria: Pablo Marçal, de assediador sexual a agressor. O debate seria suspenso e os candidatos dariam longas entrevistas condenando a violência cometida. Os repórteres da emissora iriam para a porta da delegacia e do hospital. As matérias do assédio sexual seriam requentadas e viriam à tona. Todas as redes entrariam como que em cadeia, seguindo esta linha. Chegou a hora de destruir Marçal, que pagaria caro por ter colocado todos os jornalistas militantes no bolso. A cobertura seguiria madrugada adentro.
Uma feminista de plantão sairia para condenar o candidato abusador de mullheres etc. Alguém bateria no plantão do TRE para tentar suspender sua candidatura por liminar. Vários políticos tradicionais de São Paulo seriam acionados para execrar a atitude do infrator. Se Marçal tivesse dado a cadeirada, sua campanha seria cassada e Datena arrancaria milhões de idenização do Marçal, se possível o máximo para empobrecê-lo. Suas redes sociais seriam suspensas para sempre e suas contas bancárias bloqueadas. é assim que age a ditadura de toga com os políticos de direita. E claro amargaria bons anos de prisão. Mas a vítima foi Marçal, Datena saiu tranquilo do local do crime e provavelmente receberá uma pena simbólica pela sua sandice, afinal, coitado, ele foi provocado.
Nenhum comentário: