Vitória eleitoral do PSD é uma ilusão ou teatro das tesouras reeditado

 

Em matéria para o site de notícias Pereira News, defendo a tese de que o TEATRO DAS TESOURAS renasce no PSD. A relevante e supreendente vitória do PSD no primeiro turno das eleições municipais é ilusória. Na verdade, houve uma migração em massa de prefeitos do PSDB para a sigla do centrão, um ano antes. Veja trechos da matéria abaixo e a matéria completa em: PSD revive o “teatro das tesouras” - Por Paulo Dias (pereiranews.com.br).





Em 2020, o PSD contava com 662 prefeitos no Brasil. Às vésperas da eleição deste ano, eram 1.002 prefeitos. Ao final do primeiro turno do pleito, reuniu 888 gestores municipais. No entanto, o que ninguém diz, ou tenta esconder, é que houve uma migração massiva de tucanos para o partido, notadamente em 2023. Já neste ano, a sigla era o maior partido do país em termos de administração pública municipal, o que deve se refletir no número de deputados federais e senadores em 2026, como estratégia para conter o avanço dos conservadores no Congresso Nacional. O PSDB, que tinha 531 prefeitos em 2020, caiu este ano para 273, justamente a quantidade equivalente à grande parte dos que migraram para o PSD há um ano.


Não houve mérito algum do PSD, apenas uma manobra de sobrevivência dos tucanos e a aliança no Nordeste com o PT, sempre regada por muitos recursos, como é comum nesse tipo de articulação. O PSD não é um partido poderoso, mas uma fachada para um poder que se instala no país do CAPITALISMO DE ESTADO, dos megacapitalistas atuantes na China.

Está sendo reeditado o “teatro das tesouras” com um componente a mais: o PSDB faz um movimento idêntico ao que fez o DEM ao se unir ao PSL. Existiam 799 prefeitos tucanos em 2016; quatro anos depois, houve uma queda de 15%, que seria ainda maior com a crise interna sob o comando de João Dória. Só no estado de São Paulo, cerca de 150 prefeitos saíram da sigla, que hoje administra apenas 21 cidades. O PT, que já teve 635 prefeitos em 2016, hoje conta com 248 eleitos.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.