O São João, o congestionamento e o Dantas Bião
É lógico que a Prefeitura deve ter feito os cálculos de viabilidade para o Estádio Carneirão abrigar o São João. Mas, por curiosidade, um campo de futebol tem 90mX120m, que equivale a 10.800 metros quadrados, colocando-se 3 pessoas por metro quadrado - para dar para dançar - caberão de 30 a 40 mil pessoas, considerando a área ao redor. Parece que fica claro que o espaço é suficiente. Não seria sensato achar que técnicos especializados não tenham feito esta conta.
O que se pode perguntar é se os participantes se sentirão à vontade, se o ambiente é inspirador, se o clima da festa junina estará presente. É de se pensar sobre as atrações e a divulgação que até o momento não se ouve falar. Talvez não se apresentem grandes nomes, o que garante que o espaço será suficiente. Mas o que deve preocupar é o trânsito e o estacionamento. Haverá fluidez? Se conseguirá estacionar nas proximidades ou se terá que andar muito?
Contudo, o que mais constitui alvo de indagações diz respeito ao impacto sobre os que vão necessitar do Hospital Dantas Bião. Se houver congestionamento, poderá prejudicar o pronto atendimento de emergência. Pensar nisto é talvez mais pertinente do que quanto à poluição sonora. Claro que isto tudo deve ter sido previsto pelo SMT e pela Secretaria de Cultura.
No entanto, seria interessante que os envolvidos na promoção da festa viessem ao público, por meio de programas de rádio e internet, para prestar esclarecimentos sobre sua organização. Não adianta o governo tentar ser participativo - com todo questionamento que se possa fazer a isto, se não consegue ser transparente. Até pelo ineditismo, o sucesso do evento no estádio é uma incógnita, principalmente no tocante aos efeitos sobre o hospital municipal. Claro que a torcida é que dê certo, assim o Carneirão pode se consolidar como espaço para shows de massa. Isto seria interessante, pois possivelmente viabilizaria a vinda de grandes nomes da música para o município.
Nenhum comentário: