Por que nordestinos votam em Lula?



                               


 Há umas três semanas disse que Lula estava encurralado, que só tinha os aliados se manifestando no twiter, as pesquisas e a mídia. Hoje de nada valem as pesquisas e a mídia, estão desmoralizadas e vão ter que prestar contas certamente em uma CPI. A estratégia praticamente, com apoio da mídia, é tentar minar o dado como certo crescimento do Bolsonaro. 


Sem as pesquisas agora, a mídia acionou o bombardeio pesado de fake news, com a anuência do tirano careca, visando atingir os mais pobres e ignorantes. Depois da tática desesperada do voto útil, com base em números de pesquisa manipulados, restou bombardear o setor mais carente e menos escolarizado, aqueles que ainda acreditam no jornal nacional, o demônio não teria plano melhor.


Na realidade, só existem a favor de Lula o voto dos menos escolarizados e da classe média ascendente universitária (os ascendentes da classe C, pois os da classe D estão com Bolsonaro) e a arma secreta, que acontece na hora da apuração, que não se pode mencionar, senão será cancelado ou preso ou ambos.


Bolsonaro recebeu apoio de governadores de estados que possuem grande densidade eleitoral. Só depende dele para ganhar as eleições, pois Lula é um morto carregado pela mídia e pelos megaempresários (e pelo TSE).


Precisamos desmontar a narrativa subliminar de que a ética pública não representa mais nada. Contando nulos, brancos, abstenções com a votação de Bolsonaro, teremos aí 70% dos votos (considerando ainda que não houve aquilo que começa com F, mas que não podemos mencionar). A maioria absoluta se recusa a votar em corruptos ou especificamente no maior ladrão da história do Brasil.


O brasileiro repudia a corrupção


Claro que existe aquele tão pobre que pra ele o importante é quem lhe ajude a botar comida em casa e outros que têm uma educação tão precária que não conseguem ver os danos da corrupção em sua vida.


Isso explica o voto do nordestino e do pobre do sudeste e do sul. Eles estão mais propensos a receber de forma acrítica as matérias manipuladas da rede Globo, que fez campanha antecipada por mais de três anos, batendo ostensivamente e o dia todo abaixo da linha de cintura. O pobre vota no corrupto por medo do futuro incerto, impulsionado pela necessidade premente. 


Votou no Lula porque vê nele esse protetor, visão formada por quatro anos de bonança em que viveu o país graças ao aquecimento do mercado internacional. Período que, por coincidência, Lula estava no poder. Mas ainda acho que aconteceu aquela coisa começada com F que não podemos mencionar. Aí é leite e mel. 


O nordestino vive preso a essa memória afetiva.


O nordestino ainda está submetido ao cabresto do coroné, o PT é o neocoronelismo. Um coroné que beija, abraça e promete o paraíso para um povo carente e sem instrução. Ele vê no empresário (o rico, o bem sucedido) a figura daquele antigo coroné truculento, pedante, exclusivista. Inversamente, o pessoal do sul/sudeste enxerga no empresário o gerador de riqueza e de emprego e ele mesmo sonha em ser empresário ou um profissional liberal. Gente que criou e educou os filhos, graças a esse empresário que movimenta a economia. 


O nordestino não consegue ter essa visão, assim como o pobre do sul e do sudeste. Eles olham o empresário como o mal. Claro que existem maus empresários ainda e que o capitalismo é excludente por natureza. Mas a visão do capitalismo moderno é justamente gerar mais riqueza para dar cada vez mais condições do estado cuidar dos excluídos, até o momento em que a sociedade evolua para um novo sistema que há de nascer, que não é nem o capitalismo, nem socialismo, nem o comunismo, algo que eu chamo de anarquismo solidário, que não demoniza o mérito nem a riqueza.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.