Hedonismo e suas implicações sociais

 






Vou te mostrar como hedonismo tem a ver com a nossa polarização socialUma pessoa hedonista é aquela guiada de forma exacerbada pelo prazer pessoal. Claro que buscar o prazer é saudável e até imprescindível para a conquista da felicidade. O contrário do hedonismo seria o masoquismo, alguém que orienta sua vida para alcançar a dor. O masoquismo é facilmente associado a uma maneira de viver doentia, mas perseguir o prazer de forma obsessiva é tão doentio quanto.


Vários autores falam que a sociedade pós-moderna é hedonista, a procura desenfreada pelo prazer. Não é incomum alguém se referir a nossa conduta social como mais materialista e sexista. Contudo, advirto, mesmo não sendo psicólogo ou coisa que o valha, que o hedonismo parece algo menor que o sexismo e materialismo, mas não é. Na realidade, acho que chegamos ao sexismo e ao materialismo pelo hedonismo.


A maioria de nós acha que isso é uma distorção sem maiores consequências, que é uma tendência que não afetará toda a sociedade, que cada um pode escolher ou não esse caminho ou que pode controlar seu lado hedonista.


Não é bem assim, pessoas hedonistas são mais fáceis de serem manipuladas pelos poderosos. Veja o que aconteceu nos EUA e agora no Brasil, na Europa também já é assim. A polarização política está estruturda em torno dessa questão do hedonismo. Será que não estamos vivendo uma guerra entre hedonistas e tradcicionalistas? HEDONISTAS X TRADICIONALISTAS. 


Ela é natural ou foi criada artificialmente pelos meios de comunicação? Será que buscando a liberdade sexual não nos demos conta de que passamos do ponto e descambamos para o hedonismo e que o mercado  passou a usar isso para vender bem mais? E depois veio a política e operou dentro dessa mesma energia desejante?


Todo hedonista se sente um ser especial, tão especial que acha que tudo deve girar em torno do seu umbigo. O Capitalismo de Estado (os poderosos/a nova ordem mundial) estão o tempo todo lhe dizendo: você é especial, você é simpática à esquerda, à igualdade entre todos, você se preocupa com o planeta, você é talentosa, você é carismática, sensual... e se a pessoa for bonita a coisa toda se fecha. Por que milhares de pessoas se acabam em academias de ginástica? 


 Sinto dizer: a esquerda hoje, ela é formada/moldada por meio do incentivo ao hedonismo. NOVA ESQUERDA=HEDONISMO. Por isso surgem os termos esquerda sapatênis, leite com pêra, caviar etc. Você se afoga em seu ego e ainda diz que está salvando o planeta. Aliás, a voz que vem do notebook, do celular e da smart TV, lhe reforça isso o tempo todo: VOÇÊ É ESPECIAL.


Os hedonistas terminam segregando, se sentem especiais e acham que devem conviver apenas com outros que sejam especiais. E politicmente, acham que são os seres ideais para assumir os governos e preencher os cargos do governo. Só que a coisa se desmorona quando se sabe que não haverá igualdade entre as pessoas, nem socialismo. Haverá capitalismo de estado com governos tirânicos ou pseudodemocracias.


Esse é o grande engano, o que está à frente é o capitalismo de estado, baseado no sistema chinês. Vocês que se sentem atraídos por essas ideias, que se preocupam de forma extrema com a estética, que colocam o prazer e a estética no lugar de valores éticos ou do bem estar comunitário (por um "bem" maior), cuidado, vocês já estão sendo manipulados e não sabem. 


Quem quiser saber mais leia nesse mesmo site o artigo: "A visão estética do mundo e a política". O hedonismo bloqueia o pensamento e a racionalidade, vira radicalismo (dogma) que vai se chocar naturalmente com a direita conservadora, outro dogmatismo, baseado em religiosidade e repressão sexual, o seu oposto.


 Por isso o mundo está polarizado: Hedonistas-esquerdistas X conservadores-reprimidos de direita. Essa polaridade vai acabar quando os hedonistas perceberem que estão sendo manipulados e  os conservadores, que estão se reprimindo e que não devem seguir a bíblia ao pé da letra. Mas quando isso acontecer possa ser que já seja tarde demais.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.