Por que o Brasil tem que pagar toda a bebida e comida para entrar na festa?

 




O Brasil parece com aquele cara sem atrativos, com autoestima em baixa, se sentindo excluído, ciente de que para participar do rolé tem que pagar a conta de todos. Porque é assim que los hermanos estão tratando Lula, faz tempo. Isso é reflexo de duas coisas: 1) O Estado se metendo demais nas economia. 2) A sociedade do espetáculo e da carnavalização, que é um desdobramento da "visão estética de mundo", que de maneira simplificada significa "os belos, atraentes e ricos mandam na bargaça".


Sob esses critérios, o Brasil deveria se sentir o dono da festa, pois é o mais rico, contudo nossos hermanos são mais cultos e sofisticados - milongueiros. Eles sabem empinar o nariz e conhecem nosso complexo de vira-lata. O dono dessa festa é Cuba, depois a Venezuela, que teve mais coragem revolucionária, "tenía pelotas"


E tem os mais cultos: Uruguai, Chile e Argentina. Todos comem ovo e arrotam caviar. Mas Lula está enamorado como o tiozão da lancha pela garota top, paga os luxos da guria e as festas com seus amigos. Lula quer ganhar a estrela de gran revolucionário da latinoamérica.


Tenho quase certeza de quem enfiou essa lorota goela abaixo do pingunço de nove dedos, acho que foi o finado Fídel, vejo até a cena: "mi niño, seras el mas grande de toda latinoamerica". A festa está montada e o papel do Brasil é sacar o cartão do BNDES. 


Tudo dentro da lógica da sociedade do espetáculo, do desbunde, do deslumbramento e por que não? do delírio. Zygmunt Bauman disse que vivemos em uma sociedade líquida, que é como estar em uma corrida em que não interessa ganhar mas prosseguir correndo. 


Eu digo que é uma sociedade das luzes e o que interessa é continuar dançando. Los hermanos já disseram: "Para seguir bailando hay que soltar el dinero, sr Lulia da siliva, de lo contrario serás expulsado de la fiesta". E Lula todo gatão, mirando a las chicas, suelta el dinero y todos se ríen en la esquina del salón de lo tonto.


Na realidade, isso é um truque porque a boate é nossa, as garotas mais belas são as nossas e temos mais é que nos impor e botar todo mundo para dançar samba. E Lula deveria deixar nossos capitalistas negociarem com os deles, o mais livremente possível e parar de bancar o sugar dad.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.