Pré-candidato a prefeito, Gustavo Carmo deixa a educação com importantes avanços





Pré-candidato a prefeito, deixando a secretaria de Educação após três anos para assumir a Secretaria de Relações Institucionais, Gustavo Carmo, falando ao Programa Primeira, da Rádio 2 de Julho, hoje, 26,  fez um balanço de sua gestão no setor  e deu algumas ideias de suas prioridades para uma futura condução do município. Pretende se concentrar na reforma administrativa com base na digitalização dos processos, na realização do Plano de Desenvolvimento Urbano, na melhoria da saúde, com grande investimento na atenção básica e na adoção de um programa de empregabilidade.


Como secretário de Educação já deixou encaminhado com o Sesi  a construçaõ de uma escola com investimento no valor de R$ 42 mi, para 6 a 7 mil estudantes e a implementação da robótica no currículo escolar. Informou que já estão acertados investimentos com Senai para um novo centro de formação e que o Ensino de Educação de Jovens e Adultos - EJA - terá um perfil profissionalizante. Gustavo garantiu que em um futuro mandato como prefeito dará atenção especial à desburocratização visando a atração de investimentos para a cidade e para facilitar o regime de negócios já existentes e futuros de modo geral.


Ele afirmou que estará sempre vinculado ao setor empresarial de maneira a reduzir cada vez mais disparidade entre o nível de desenvolvimento municipal, hoje o 12º do estado e a distribuição de renda, ocupando a posição 64ª. Sua intenção é manter um diálogo permanente com a população para que conclua a rede de drenagem, priorizando áreas de alagamento. Gustavo considera que este ano ainda o problema com o acúmulo de água das chuvas do Silva Jardim seja superado e no futuro tratará, caso esteja a frente da prefeitura, de outros pontos como a rua do Catu. E ainda pensa na mobilidade urbana e na solução para as questões relativas ao transporte público da cidade.


Na nova secretaria, onde ficará até 5 de abril para disputar a eleição, ele pretende contribuir para dar agilidade nas contrapartidas para a construção da escola do Sesi, do hospital regional e para recepcionar na rede municipal a nova maternidade. Acompanhará a construção do parque da cidade, sob a responsabilidade do Sesi, que inclui melhorias no campo de futebol com gramado, alambrado, arquibancada e vestuário. 


Gustavo Carmo, em seu balanço da gestão na Secretaria de Educação, considerou que as reformas das escolas tiveram uma relevância histórica pela qualidade e quantidade apresentada, foram 42 unidades requalificadas, incluindo as duas maiores do município, o Cento Educacional de Alagoinhas - CMA- e a Escola Jairo Azi no Riacho da Guia, estas com recursos próprios. Fez a aquisição da escola Irene Andrade e de dois terrenos, em um deles será construída uma escola com 12 sala de aula em Santa Terezinha e uma creche. 


Também aumentou a frota escolar em 4 ônibus, três deles comprados com recursos próprios além de renovação do mobiliário e de itens de cozinha como geladeiras, freezer e fogões. Entregou dois centros esportivos e está com tudo acertado para a retoma das creches no Jardim Urupiara, Nova Brasília-Barreiro e Petrolar. No período foram construídas e postas em funcionamento duas creches, Alagoinhas IV e Baixa da Candeia. Estão em reforma as escolas em Boa União, Barreiro e no Alto da Coruja e em início a Mario Laerte.


Na melhoria do ensino em si, se implementou o programa Educar para Valer, o Salto para a Alfabetização, o AMEEI para estudantes portadores de necessidades especiais. O professores recebem capacitação continuada e existe um programa de formação de capacitadores. A rede já faz quatro avaliações diagnósticas e um simulado antes da aplicação da prova do IDEB. O ensino de novas tecnologias recebeu deu seus primeiros passos com laboratórios de informática e iniciativas com o uso de tablets e mesa digital além da biblioteca móvel.


Hoje se sabe qual escola está evoluindo e qual necessita de maior atenção e em qual área. Foram distribuídos kits de materiais com mochila e fardamento escolar. Já se conta com duas escolas em tempo integral e professores tiveram aumento salarial na casa dos 52% e pagamento dos precatórios do Fundef. A merenda escolar passou a adquirir mais produtos da agricultura familiar.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.