Geraldo Almeida reage a artigo de Paulo Dias para o site de Ícaro Pereira

 





Fiz um texto para o site do jornalista Ícaro Pereira ( o Pereira News), intitulado "Onde estão suas ideias, senhor político?". Gostei muito do comentário que Geraldo Almeida me enviou por whatsapp, tanto que o publico aqui na íntegra. Vejam que maravilha, como ele enumera nossos principais problemas e assim complementa meu próprio artigo. Não concordo com todas as suas colocações, mas de modo geral a pontuação é muito válida. Geraldo Almeida já foi vice-prefeito da cidade no governo de Paulo Cezar e atualmente apoia o Partido Novo.


Ótimo artigo Paulo! Mesmo que as sugestões não possam ser literalmente adotadas,  são uma boa base para um programa de governo que saia da mesmice de sempre. Gostei muito quando você diz que os encontros de Gustavo com as comunidades é um tipo de participação popular (inventado pelo PT) para inglês ver. 

Mas sou totalmente incrédulo dessa capacidade de Alagoinhas se estruturar para receber turistas. A secretaria de Turismo só existe para a prefeitura captar dinheiro do governo federal. Quais os atrativos do município? A velha estação ferroviária morta e não enterrada? As suas fontes d'água que ninguém mais vê, a maioria extinta, e as remanescentes tomadas por esgotos lixo e mato? A feira livre centralizada numa central horrível, suja,  sem estacionamento adequado, que serve também ao tráfico de drogas,  prostituição e abrigo de moradores de rua? As nossas ruas centrais tomadas por prédios feios e mal conservados? As praças e canteiros mal conservados, sem o colorido de uma flora bem escolhida e bem tratada? A horrorosa pavimentação das ruas que pode levar os turistas a classificarem a cidade como uma buracolândia? 

Anunciar programa de governo com foco em turismo é desconhecer essa realidade ou uma coisa pró-forma, sabendo que vai se passar mais uma gestão sem nada acontecer no setor.

Nem festas tradicionais de renome a cidade tem para atrair turismo, como a vaquejada de Serrinha, o São João famoso de várias cidades, etc. 

A atual gestão quis se destacar no turismo criando o Bahiabeer, mas a primeira edição, feita num local inadequado, improvisado, sem um bom fluxo de transporte, decepcionou no quesito público, principalmente de fora. Mas foi ótimo para se levantar verbas polpudos dos governo estadual e federal.

Alagoinhas é uma cidade a ser recuperada e esse deve ser o mote principal de uma campanha que pense tocar a alma da população. Chega de alagamentos no bairro Silva Jardim que infernizam a vida dos moradores há mais de duas décadas; chega de asfaltamento eleitoreiro de ruas sem a estruturação com rede de esgoto e de águas pluviais que evitem novos pontos de alagamento; chega de obras paliativas na central de abastecimento sem um projeto macro de recuperação total; chega de ineficiência do setor de prevenção de acidentes por falta de uma atuação efetiva da defesa Civil na fiscalização de edificações públicas e privadas antigas e/ou deterioradas; chega de um péssimo serviço de transporte coletivo com ônibus velhos, sujos e mal conservados; chega do povo sofrer nas filas dos postos de saúde, com desconforto, com atendentes mal humorada(o)s, desprovidos dos mais simples medicamentos e materiais, sem a perspectiva de realizarem exames ou pequenas cirurgias a curto prazo; chega de um ensino antiquado, desprovido de atratividade aos estudantes e em escolas desconfortáveis; chega de uma cidade sem um olhar para a juventude, propiciando-lhe fácil acesso às diversas modalidades de esporte, cultura e lazer; chega de uma cidade que não tem uma secretária de desenvolvimento econômico capaz de vender aos investidores externos o grande potencial do município para a instalação de indústrias com as matérias primas aqui existentes em abundância (água, argila, madeira, minérios, etc.); chega de fazer a população rural sofrer com a difícil acessibilidade viária às comunidades, na maioria dos meses, por descaso da prefeitura na recuperação plena das estradas e sua adequada manutenção

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.