Gustavo Carmo é o melhor, mas não há motivo para euforia




Não é difícil chegar a constatação de que Gustavo Carmo é o mais qualificado para assumir a Prefeitura em 2025. Ele é competente, simpático, agregador e ético. Conseguiu também reunir várias lideranças de peso. Mas nem tudo são flores, lembrem que o PT local demorou a reconhecer estes predicativos, bateu na tese da pesquisa até praticamente o último momento, preferiam colocar o pior desde que estivesse bem pontuado nas sondagens e o Joseíldo Ramos não compareceu à convenção sem explicitar o motivo de maneira aberta. A pergunta que se faz é como os grupos de Joseíldo Ramos e Joaquim vão dividir as secretarias e cargos da administração e como vão se comportar nas eleições de 2026.

 

Difícil conciliar interesses entre dois grupos visceralmente apartados, principalmente sabendo que Joaquim também visa ser deputado federal e que Ludmila e Radiovaldo vão se bicar pela vaga de deputado estadual. Contentar, acomodar estes interesses vai ser tarefa difícil. Como tem também o senador Otto Alencar em condições de colocar emendas, fica-se a dúvida sobre a qualidade destes projetos. Essas forças não vão querer se unir para atacar os problemas estruturantes da cidade de forma sistêmica, como a construção de um centro administrativo, de uma nova central de abastecimento, a continuidade do esgotamento sanitário e o fomento de um novo polo comercial para desafogar o centro da cidade. E a busca de investimentos privados, como definir quem será o pai da criança?


Os pedidos vão bater nas mesas de Jerônimo Rodrigues e de Lula, chegarão com várias assinaturas. Liberando-se os recursos, com quem ficarão os méritos? A qualificação dos serviços prestados entrarão nesta conta ou apenas prédios e estradas serão alvo destas solicitações?  A eleição das prioridades também sofrerá com esta explícita divisão interna. Os petistas têm verdadeira ojeriza a JN. Setores como a cultura, a agricultura familiar, o atendimento psicológico, os esportes continuarão no esquecimento, porque o apelo eleitoral das realizações será o norte, ainda mais que antes.


Como o PT adora fazer conferências e aparelhar conselhos, como ficará o baixo clero dos dois grupos? Se adotar os critérios da esquerda, isto descontetará as lideranças (cabos eleitorais) de centro-direita, acostumadas ao clientelismo e ao personalismo. Seria a pseudo democracia da esquerda, porque as instâncias são aparelhadas, X os agentes que atuam há anos na base do toma lá-dá cá. Haverá um monstruoso hiato em termos de cultura política e gestão pública.


Acho que Gustavo Carmo vai resolver os problemas de saúde, isto  se tornará mais fácil com o hospital regional, lembrado que a demanda também será regional. Ele fala na cobertura de 100% do PSF, se informatizar o serviço público e se for esperto para valorizar a cultura, o esporte, o lazer. o turismo e a agricultura familiar, será ele próprio, Gustavo, que sairá gigante deste processo, mas será que isto não causará ciúmes?

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.